Mercado de Renda Variável

MERCADO DE RENDA VARIÁVEL

Diferente dos ativos de renda fixa, no mercado de renda variável não é possível mensurar a remuneração ou o retorno de capital do investimento, pois podem variar tanto positivamente quanto negativamente, conforme as expectativas do mercado. Nesse âmbito temos: ações, quotas ou quinhões de capital, ouro, ativo financeiro, contratos negociados nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

A bolsa de valores é o ambiente de transação desse mercado, onde os investidores podem comprar e vender seus títulos através de negociação direta, podendo ou não ser auxiliados por intermediários.

A bolsa do Brasil é a BM&F Bovespa, que é uma união da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e da Bovespa (Bolsa de São Paulo). Todas as demais bolsas criadas no Brasil foram incorporadas por ela ao longo do tempo, assim como a Bolsa do Rio de Janeiro, a primeira criada no país.

Para investir na BM&F Bovespa você precisa ter conta em uma corretora de investimentos ou corretora de valores mobiliários, pois elas são as instituições que distribuem as ofertas de ações, fundos, títulos e fazem o intermédio das negociações entre compradores, vendedores e a bolsa.